Responsabilidade em DANÇA CIGANA

      Danças Ciganas, representações e estilos…

    A representação das Danças Ciganas é completa em alegria e emoção, agrega nos movimentos várias possibilidades de performances. Muitas pessoas simpatizam-se pelas Danças Ciganas sendo que iniciou-se nos últimos tempos um grande movimento de apresentações em shows e eventos, ganhando destaque, gerando divergências de opiniões. 
    Alguns profissionais renomados no ensino das Danças Ciganas e a própria comunidade Cigana está buscando classificar a diversidade apresentada. Ao praticar Danças Ciganas de forma aleatória, é uma forma de não preservação à essência da Cultura e os princípios básicos da própria dança em si. Não compete a este artigo apontar defeitos ou julgar e sim oferecer referencial para que mais pessoas possam compreender e aprender corretamente as Danças Ciganas, enriquecendo e melhorando suas performances, seja em expressões amadoras aos interesses mais profissionais dos que buscam formação, professoras(es), dançarinas(os) ou instrutores em aprimorar as expressões.
    Os que estão  nesta empreitada artística, orientar, corrigir e oferecer recursos para os que estão chegando para que mais pessoas possam adquirir conhecimentos da legítima Cultura e um pouco da base da Dança uma vez que as pessoas que procuram por esta atividade, não tem as mesmas experiências que os Ciganos que dominam os movimentos com facilidade e nós dançarinos que já trazemos bagagem acadêmcia.
    Nada impede que todos pratiquem as Danças Ciganas, mas é importante classificar diferenças:
Danças Ciganas Autenticas dançadas pelos  Ciganos em consagrações e celebrações, com seus significados sucintos. Movimentos específicos, comportamentos e trajes diferenciados que possuem importância e significados.
Danças Ciganas Temáticas, dançadas em festas por quem sente simpatia pelos Ciganos, nomeiam suas performances como danças ciganas sendo danças livres, portanto dançam livremente, sem saber o que estão fazendo. Os movimentos empolgantes, desenfreiam a simulação de poses acompanhados de passos adaptados a ritmos das preferencias musicais nas festas temáticas. 
Danças Ciganas Terapêuticas dançadas com a proposta de soltar emoções reprimidas e sentido relaxante. Há formação de grupos que se apresentam de diversas formas e entre estes grupos encontramos pessoas da 3a. idade, que aderem a este tema com inspiração para seus trabalhos.
Danças Ciganas Artísticas a nível profissional, dançarinas(os) ou Ciganas(os) fazem shows, com músicos que os acompanham ao vivo. No Brasil temos alguns grupos que fazem este trabalho, na Europa e Oriente é mais comum. Na trajetória dos Ciganos pelo mundo, eles assimilam com muita facilidade danças étnicas… mas, respeitam e não comprometem a Cultura que deu a eles inspiração para agregar alguns movimentos. As inusitadas apresentações artísticas com beleza, sincronismo, altivez, elegância, adaptadas aos ritmos de vários países, demonstram  seriedade aos estilos que as famílias de grupos de Ciganos adotam para suas expressões, os Karderashis, os Mathwaias, os Lowares, os Calés.
    Em festas é comum ao dançarem Danças Ciganas as pessoas entrarem numa euforia, como se buscassem atingir algum êxtase principalmente quando giram ou movimentam as saias. Nas Danças Ciganas, o êxtase é uma forma de atingir o sagrado com respeito e seriedade, sem passar pela empolgação. Nas Danças Ciganas está contido os giros e estes tem o momento certo de serem praticados, há diferenças entre girar e rodar, da mesma forma que existe diferenças entre a espiritualidade que está inserida nas Danças Ciganas e que não tem nada haver com espiritualismo (ou religião).
   A notória diferença para os Ciganos, está no que a dança insere em si, na reverencia ao Sagrado, nos gestos e movimentos significativos, enquanto as pessoas sem conhecimento da Cultura, dançam para si, pois gostam de sentir a euforia que a dança causa propiciando um estado de êxtase denominando ser a expressão da alma, denominando alma cigana. Terapeuticamente falando isto é de certa forma benéfico por emoções e sentimentos reprimidos estarem sendo liberados, até porque pode ser reminicencias das vidas passadas.    
    As forças da natureza presentes em nossos campos energéticos, fazem neste instante uma  cartastase que segundo o Húngaro Rudolf Laban (estudioso e renovador da dança), é a partir daí que se dá o interesse para o domínio do movimento, onde o corpo vai solicitar a consciência corporal pois todas as práticas dançantes nos dias atuais necessitam desta atenção para  não lesar ou danificar a estrutura óssea, articulações e musculatura.
    Sendo assim, as performances apresentadas começam solicitar atenção pois ao analisarmos a seriedade de qualquer atividade corporal, estamos esbarrando em responsabilidade, em falando-se de Cultura mais ainda. Que possam todas as pessoas interessadas em aprender as Danças Ciganas receberem instruções de como preparar o corpo para dançar e compreender o significado dos movimentos e ritmos que escolherem para executar.
    Para tornar-se professor(a) ou instrutor(a) de qualquer modalidade de dança é necessário uma trajetória,  estudar ter embasamento para formatar dinâmicas de ensino, mas ao contrário do que vemos nos últimos tempos muitas pessoas dançam... e pronto isto já basta para ensinar?  
   Lembrando caro leitor(a), que princípios e fundamentos religiosos e espiritistas, não são o suficiente para tornar uma pessoa instrutor de danças. Com todo respeito a todos praticantes e iniciáticos religiosos, porem DANÇA é DANÇA e sempre será. E religião é religião. É necessário estudar e eu acredito que somente assim vamos conquistar respeito e admiração pela arte!
       As Danças Ciganas despertam para consciência corporal quando o corpo se prepara com exercícios específicos para os passos. É uma excelente atividade física porque aumenta a flexibilidade e o tônus muscular, reeducando a postura, pois a prática dos exercícios para executar as Danças Ciganas, solicitam o desenvolvimento da coordenação motora, oferecendo iniciativa para exteriorização das emoções através dos gestos das mãos e composições dos braços e passos, que emanam a emoção da feminilidade e sensualidade de forma respeitosa e bela. 
     Nas Danças Ciganas, tudo tem significado sendo uma oportunidade para sociabilização e vivências com grupo.  Uma deliciosa experiência que desperta para o auto conhecimento, auto valorização de si (auto-estima) transmitindo união, paz e luz, nas festas, no dia a dia transmitindo as mais profundas emoções, alegria e energias positivas nos movimentos.  
      Praticar a Arte das Danças Ciganas é entrar em contato com o Sagrado dentro de si mesma, comungar com a natureza e transmitir alegria e o amor do coração. A representação e os estudos dos ritmos e estilos das Danças Ciganas oferece um aprendizado festivo repleto de realizações e possibilidades. Autora deste texto Regiris Barake

As idéias de nada valem se não forem transformadas em ações.
Inspiração inicial do Festival SANSARA Gypsy Art Dance

       

 (texto extraído do Jornal ALIANÇA CIGANA - 1a. Edição EDITADO por REGIRIS em 2003)
Quando eu iniciei um MOVIMENTO para unir os PROFISSIONAIS da DANÇA CIGANA com o objetivo de reivindicar reconhecimento para DANÇAS CIGANAS.
Primeira fase do meu trabalho foi publicando artigos sobre a cultura cigana no ALIANÇA CIGANA
A segunda fase foi um ENCONTRO onde tive a oportunidade de reunir profissionais e dançarinas que assim como eu estavam buscando crescer e enriquecer a qualidade de nossos trabalhos.
O Jornal ALIANÇA CIGANA teve seu ciclo finalizado em um ALMANAQUE CULTURAL em 2007 por eu ser bailarina, necessitando dedicar-me às aulas e cursos.

Os workshops, palestras e encontros que venho promovendo desde 1989 deram início ao que hoje é o Festival SANSARA que caminha para sua 5a. Edição. Deixo aqui para os leitores dos meus BLOGs um texto de muita valia escrito por mim e publicado em 2003 onde tive a oportunidade de distribuir o Jornal ALIANÇA CIGANA em muitas festas e eventos. Hoje com a internet mais pessoas poderão se informar e ter estas valiosas referencias, não sendo somente minha opinião e posição diante a realidade que presenciamos, mas o pensamento de muitas pessoas que assim como eu desejam enaltecer as DANÇAS CIGANA.

O texto acima, que desejo compartilhar e quem sabe um dia conseguir publicar em uma REVISTA ou se DEUS me permitir, fazer novamente um ALMANAQUE CULTURAL dirigido agora exclusivamente às DANÇAS CIGANAS. Peço a gentileza de que se alguem desejar copiar ou remontar este texto, por gentileza confira os créditos a minha pessoa, assim todos seremos abençoados e estaremos caminhando para formar um CONSELHO DE ÉTICA em Dança Cigana, para nossa profissão de instrutores e dançarinos que somos.




Regiris idealizadora do Festival SANSARA Gypsy Arte Dance
acesse o BLOG  festivalsansara.blogspot.com

MANDALA CIGANA

MANDALA CIGANA
Regiris

MANDALA CIGANA - Regiris Dança Cigana

Translate TRADUZIR