DANÇA CIGANA todos nós podemos dançar

DANÇA CIGANA
Eu danço, Tu danças, TODOS PODEM DANÇAR... os Ritmos Ciganos


       A dança em si, os ritmos, os movimentos, a combinação e criatividade dos passos, assim como a arte em si eleva a alma despertando o espírito para o processo evolutivo. Quando dançamos a Paz interior se estabelece, é como um estado de graça que permeia o corpo, a mente e a alma proporcionando equilíbrio e harmonia.
       DANÇAR, traz ação para a vida. Por esta razão os Ciganos dançam.
       Para interpretar DANÇAS CIGANAS, não se faz necessário "denominar-se" ser descendente de ciganos, ou elaborar algumacaracterização fantasiosa para demonstrar uma expressão que está dentro de cada um de nós, por trazermos na alma a liberdade e a alegria, assim como é a arte dos ciganos, razão de nossa identificação com as musicas, adereços, movimentos.
       É a essência cigana que pulsa, que vibra, que emociona... contagia de certa forma e aí... dançar, brincar com o corpo para permite que esta sensação permanece viva e eterna dentro de cada um de nós.

 

            Se não fomos ciganos em outras vidas... certamente próximo a eles estivemos... 
 São nossas lembranças atávicas que nos aproxima da sincronicidade dos fatos... em ritmos, passos... do ir e vir... dos encontros e reencontros... Coincidências... Acaso... Sorte (baxrtalê) ou Destino.... Encontrar... vc, vc me encontrar... e... interagir.  
                  Dançar... Abraçar.... Colorir... Alegrar... Viver experiencias, movimentar.
 A arte está aberta para todos interpretarem desde que sejam conhecidos valores, critérios e estilos da DANÇA em si em conjunto com os aspectos importantes da CULTURA CIGANA, buscando aplicar os fundamentos nos movimentos, simbologia, significados. 
Os ciganos são MÍSTICOS, havendo todo um magnetismo em segredos e simbologias que são características que mantem suas TRADIÇÕES por tantos séculos. Por onde passam encantam, conquistam deixam a marca de suas músicas e danças. Não há como dançar ritmos ciganos sem compreender ou transpor para os movimentos estes fundamentos e para tanto é necessário compreensão das referencias que são transmitidas por profissionais que se dedicam a estudar a arte e a cultura cigana. Muitas pessoas se denominam professores(as) desta modalidade e penso que isto é bom pois assim mais pessoas podem participar, se soltar e estar em contato com a alegria da vida que é dançar.

Importante observar, estudar, questionar, fazer aulas com diversos professores(as) para ter referencias para desenvolver potenciais, treinar e criar sua DANÇA, sua história em Arte Cigana. É bonito. Todos podem porque é uma dança que leva à imporvisação espontânea, uma brincadeira dançante onde interagir é a comunicação do movimento, é a força da alegria em ritmo.

Falar em ritmos, acredito ser uma das principais referencias para compreender que DANÇA CIGANA tem estilos diferenciados conforme a musica que vamos trabalhar nas danças. Os estilos são diversificados de acordo com o grupo, sub-grupo ou família dos ciganos.



Para conhecer mais sobre meu trabalho acesse o site:
www.mandalacigana.com.br
Se desejar falar comigo ligue diretamente em meu Celular (11)9914-1154
para agendar uma consultoria, aula ou atendimento.
CURSO DE DANÇAS CIGANAS
- 16 temas em encontros de 6 horas aos domingos
- Aulas uam vez por mes para seu deselvonvimento
artístico ou tornar-se instrutora de danças ciganas


MANDALA CIGANA

MANDALA CIGANA
Regiris

MANDALA CIGANA - Regiris Dança Cigana

Translate TRADUZIR