DANÇA CIGANA surge no BRASIL na década de 80



No Brasil, a grande difusão de Danças Ciganas aconteceu com a vinda do grupo Gypsy King, despertando na década de 80, muitos adeptos e seguidores da moda Gitana, com grande influencia das característica das Danças Flamencas, referencial trazido por eles em movimentos despojados e descontraídos, das rumbas gitanas. Nesta época a familiaridade cigana presente na minha vida foi me impulsionando para estudar mais e me inspirei para estudar novos ritmos, conhecer pessoas e novos professores de danças árabes e flamenca. Minhas colegas da escola de bailado adoravam ensaiar comigo   trechos de danças   e rumbas gitana entre os intervalos de aulas, quando eu arrumava meu material de de aula meio aos vestidos, saias, colares, chamava a atenção e tudo virava na verdade uma festa. Em meio aos ensaios de ballets caráter eu me soltava com trechos de PAQUITA, DON QUIXOTE, ESMERALDA, CARMEM, CZARDAS, em fusion culturale, com toque zingaro, tzigano, solto, espontâneo, surpreendendo os professores que me olhavam com cara assustada por eu deixar as sapatilhas de lado colocando os pés no chão que se esfolavam pela minha voracidade de demonstrar a dança que faz parte da minha vida.

Aumentaram os admiradores e adeptos quando em 95 a Rede Globo exibe a novela Explode Coração, que narrava a vida cigana, aumentando o número de estudiosos  interessados em interpretar Danças Ciganas de forma artística e surgindo paralelo a este bum... uma grande busca por procura espiritual onde os Centros de Umbanda iniciam trabalhos aceitando os Espiritos Ciganos do Astral. 
Todo este movimento abriu um Portal de Luz, com forças energéticas e espiritualistas que modificaram o comportamento de muitas pessoas, pois esta influencia atingiu, a moda, a decoração, a culinária, incluindo os atendimentos esotéricos, holísticos que aderem a caracterização mais mística que seja apenas em simples decoração. A leituras de oráculos, ganha praticantes e estudiosos do Tarô oferecem curso para maior compreensão da sensibilidades intuitiva que aflor em muitas pessoas que se interessam por cartas ciganas e buscam nas literaturas explicações para seus sentimentos e admiração pelo Povo Cigano.
Tudo começou a ficar lindo, parece que em muitos lugares aconteceu um toque mágico que recebeu um Q cigano, com mais alegria, cores, fitas, cristais, moedas, mandalas, rendas, babados, moedas, colares... Muitas pessoas fazendo festas e aderindo a temática para trabalhos artísticos e terapêuticos.
Surgem grupos, pessoas e mais pessoas adotam a temática Ciganos para festejar, ritualizar, comemorar. E muitas festas começam aderir a temática, pessoas começam a se unir, formam-se grupos e muitos eventos abrem espaço para a nova modalidade que surge DANÇA CIGANA.
Isto é muito bonito, é muito bom... Porém, requer muita responsabilidade usar ou simular comportamentos, interpretações sem conhecimento elementares de uma cultura. Por esta razão, me empenhei em desenvolver este projeto com a proposta de unir referencias. 
Busco com meu trabalho aprimorar qualidade, somar valores, conhecer pessoas, para que Danças Ciganas tenha mais qualidade enquanto movimento cultural e artístico. O objetivo principal do projeto é levar Danças Ciganas para ser reconhecida como modalidade de Dança seja pela Federação de Danças do Estado de SP, seja pela comunidade e autoridade dos Ciganos que compões associações, fundações e agora o meio artístico de admiradores, dançarinos e comerciantes, que auxiliam na divulgação da arte e cultura cigana.

Assim convido a todos os que desejam participar de meu blog para aprender, acrescentar, ensinar e deixar aqui seu recado para que possamos SOMAR, enriquecer e enaltecer a arte das  DANÇAS CIGANAS em nosso país, mesmo que seja pelo simples gesto de darmos as mãos nesta ciranda virtual aberta a todos os que desejam assim como eu dizer a saudação cigana: Opthá!!!
   Saudação para promover energia do amor, da paz e abrir novas oportunidades.                                        ... o SOL nasce todas as manhãs para iluminar a vida de todos nós.
 Venha dançar com agente.
Curso MANDALA CIGANA 
Festival SANSARA Gypsy Art Dance
 Regiris Cel (11) 9 9914-1154
www.dançacigana.com.br

MANDALA CIGANA

MANDALA CIGANA
Regiris

MANDALA CIGANA - Regiris Dança Cigana

Translate TRADUZIR