Dança Cigana em treino de movimentos GITANOS


Danças Ciganas em RITMOS GITANOS

       Ritmos como a Zambra e a Alboreá são exclusivos dos gitanos (cigano espanhol) e que se incorporam ao contexto Flamenco sendo considerados “aflamencados” assim como outras danças espanholas que recebem influências flamencas como as Sevillanas, as Rumbas, Garrotins e as Farrucas que foram recriadas por eles.
       As DANÇAS CIGANAS recebem grande influencia destes ritmos onde é possível improvisar um jogo de movimentos mantendo referencias destas danças. Movimentos altivos e elegantes coordenados com voleios das saias e impostações das mãos, demonstram domínio do ritmo que convida à contemplação.
       É necessário estudar os movimentos de forma decomposta, conciliar em sequencias pequenas as composições de sincronicidade.
        Por vezes praticantes das DANÇAS CIGANAS intitulam dançar livremente, sentindo o impulso da alma para brincar com os movimentos. A performance artística pode apresentar uma qualidade mais rica quando o desenvolvimento do trabalho iniciar-se em referencias que o corpo vai absorver e posteriormente transpor em movimentos espontâneos, porém quando uma dançarina estuda e determina o que vai ser composto em sua apresentação denota interesse e dedicação aos aspectos culturais de um POVO que mantem suas tradições através da música e da dança.
       O respeito e admiração pela ARTE e CULTURA CIGANA inicia-se por um processo de admiração e afinidades, posteriormente é transposto a treino dos movimentos que resulta em apresentar a temática das DANÇAS CIGANAS em ritmos diferenciados. O que determina o ritmo é a música que escolhemos para dançar e assim criamos o traje para esta dança compondo os movimentos típicos e característicos do estilo.

A dança em si, os ritmos, os movimentos,
 a combinação e criatividade dos passos,
a arte em si,
 eleva a alma despertando o espírito.
Quando o GRANDE ESPÍRITO em nós é DESPERTO,
... aflora a Paz interior e a felicidade se estabelece em nosso ser.

DANÇAR, traz ação para a vida. 
Por esta razão os Ciganos dançam.
   




MANDALA CIGANA

MANDALA CIGANA
Regiris

MANDALA CIGANA - Regiris Dança Cigana

Translate TRADUZIR